top of page

Diretores da FENEP visitam instituições de ensino de referência em Minas Gerais

Roteiro faz parte do projeto Rota da Educação realizado desde o ano passado pela Federação



Durante a reunião de diretoria da FENEP, neste mês de julho, em Belo Horizonte, ocorreu nova edição do projeto Rota da Educação,


que busca conhecer o trabalho de instituições de ensino privadas, de Educação Básica e Ensino Superior, nos diferentes estados brasileiros. Os dirigentes visitaram o Colégio M2, em Minas Gerais, e a Faculdade de Direito Milton Campos, em Nova Lima. Participaram do roteiro o presidente do SinepeMG Winder Almeida, a vice-presidente do SinepeMG, Cristiane Boaventura, o diretor administrativo do SinepeMG, Luciano Barcelos, o vice-presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz, o presidente licenciado da Fenep e Sinepe/RS, Bruno Eizerik, a presidente do Sinepe DF, Ana Elisa Dumont, o Vice-Presidente do Sinepe DF, Marcos André Scussel e o integrante do Conselho Consultivo do Sinepe ES, Antônio Eugênio Cunha.

No Colégio M2, o grupo foi recebido pelo diretor Comercial, Luiz Henrique Fantauzzi e pelo Coordenador do Fundamental 2 e Ensino Médio, Guilherme Lira. Os representantes explicaram como é o projeto pedagógico da instituição e suas estratégias de ampliação. A escola começou com uma unidade, em 2009, e vem se expandindo não só em Minas Gerais como em outros estados. Entre seus diferenciais está o projeto bilingue, desenvolvido a partir dos três anos de idade, com lições lúdicas e divertidas para que eles aprendam de forma leve, natural e efetiva.




A instituição também investe em novas metodologias de ensino, e oferece na grade curricular aula sobre pensamento computacional. A unidade visitada, na Pampulha, também se destaca por sua infraestrutura. A escola está situada dentro de um sítio, com amplo espaço verde e presença de animais. A presidente do Sinepe DF, Ana Elisa Dumont, classificou a visita como um momento muito rico para conhecer outras experiências. “Foi um aprendizado do que pode ser feito e de como o ambiente pode interferir na aprendizagem. A escola tem um espaço muito inovador, próximo do que fazem escolas de fora do país. Visitas como essa enriquecem nossa experiência com novas ideias, é muito produtivo”, destacou a dirigente.



Na visita à Faculdade de Direito Milton Campos, em Nova Lima, o grupo foi recebido pelo presidente João Batista Pacheco Antunes Carvalho e pela diretora de Operações Tatiane Puiati. A instituição faz parte do grupo Ânima, e está passando por uma reestruturação em sua estrutura física. Destaca-se por seu projeto inovador no ensino do Direito, que confere à instituição a liderança em aprovação na OAB em Minas Gerais e o título de melhor faculdade de Direito de Minas Gerais, segundo o Ministério da Educação.

Um dos projetos de destaque, apresentado ao grupo, é o Law Village, um espaço inovador para estudo do Direito. Nele é possível realizar simulações práticas e realizar aulas abertas. Na avaliação do vice-presidente do Sinepe-DF, Marcos André Scussel, o espaço foi o que mais chamou a atenção na visita. “A sala de audiências já recebeu julgamentos de alguns tribunais, no qual os estudantes puderam acompanhar de perto. Além de simulações eles podem vivenciar julgamentos reais, com a presença de juízes e promotores. A estrutura adequada para esses eventos e o investimento em tecnologia possibilitam que mais de 100 pessoas possam acompanhar as audiências, sejam elas reais ou simulações. Espaço onde teoria e prática andam juntas. Percebe-se, também, uma abertura da faculdade para a comunidade acadêmica e jurídica”, relatou o dirigente.





23 visualizações0 comentário
bottom of page